Resultado das principais lavouras de grãos do RS

Em 2007, estima-se, para o Estado, um crescimento nominal de, aproximadamente, 17,7% no Valor da Produção (VP) dos principais grãos — arroz, milho, soja e trigo —, caso se mantenham as estimativas de aumento anunciadas para a lavoura de trigo.

Até o presente momento, as previsões para esse grão são de um crescimento de 90,8% na produção física e de 12,2% no preço, que resultará num acréscimo de 114,0% no VP. Apesar dessa elevação, a quantidade produzida ainda ficará aquém da dos anos de 2003 e 2004.

As produções de milho e de soja cresceram 31,9% e 33,1% respectivamente. Já a comercialização dessas duas culturas está sendo realizada a preços inferiores aos praticados na safra anterior, sendo que a queda do milho é de 3,8%, e a da soja é de 5,7%. Apesar da redução, o VP dessas duas culturas deverá ter um crescimento superior a 25%, garantido pelo significativo aumento da produção física. A exceção fica por conta do arroz, que teve uma redução de 7,8% na produção. Essa queda, combinada com o crescimento de apenas 1,0% no preço, resultou em um decréscimo de 6,9% no VP da orizicultura.

Variação da produção física, do preço e do valor da produção de grãos selecionados do RS — 2006/07

FONTE: IBGE — Levantamento Sistemático da Produção Agrícola — RS.
Emater.

Compartilhe