Perspectiva otimista para a safra gaúcha de grãos

Desde o ano de 2003, quando a safra de grãos do RS alcançou um pico de produção, não se percebe tanto otimismo na agricultura como agora. A perspectiva de uma excelente safra, com volume de produção próxima à daquele ano, entusiasma, pois é o início da recuperação econômica dos produtores, com reflexo direto na economia.

Com base nas informações divulgadas pelo IBGE, a previsão para a safra gaúcha de grãos é de incremento significativo. Se os números se confirmarem, será a segunda maior safra da história recente do Estado, só inferior à de 2003. Com exceção do arroz, todos os outros grãos — milho, soja, feijão e trigo — apresentam crescimentos significativos na produção e no rendimento médio. Destaca-se a cultura do milho, que, com redução de 2,7% em área, apresentou ganhos de produtividade da ordem de 25%. Deve-se esclarecer que as informações sobre a cultura de trigo são de intenção de plantio, uma vez que a semeadura se inicia somente em maio.

O que se observa nas informações da safra de grãos 2006/2007 é que, embora com redução na área de algumas culturas ou com leve movimento ascendente em outras, o rendimento médio da produção por área colhida teve incrementos significativos, sendo parte desse resultado devida, principalmente, à excelente condição climática.

Perspectiva otimista para a safra gaúcha de grãos

Compartilhe