Perfil dos consumidores de cultura no RS

Diversos estudos têm sido divulgados na literatura de economia, introduzindo o papel fundamental da cultura para o desenvolvimento de uma região. A cultura fortalece as relações sociais e econômicas e amplia o conhecimento das pessoas. Para utilizar esse tipo de bem como fonte de desenvolvimento, cabe aos gestores de políticas públicas disseminar o seu consumo entre todas as camadas da população.

Com os microdados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE de 2008 a 2009, pode-se verificar o perfil dos consumidores de cultura do Rio Grande do Sul. A tabela mostra o perfil dos gaúchos que consumiram e não consumiram alguma forma de cultura no mês de referência. Na Pesquisa, consumir cultura significa despender alguma parte de seu orçamento nesse tipo de bem. Foram considerados bens culturais os seguintes itens: cinema, teatro, show, museu e circo. Segundo a Pesquisa, não existem diferenças de gênero no consumo de cultura, na medida em que a parcela de homens ou mulheres consumidores de cultura é semelhante à sua parcela na população. Já com relação às outras variáveis, os resultados indicam que os consumidores de cultura são, em média, mais jovens do que os não consumidores, tem 4,3 anos a mais de estudo, e sua renda per capita é, em média, 253% maior por unidade de consumo (UC). Ainda, para os consumidores de cultura, o gasto médio do mês de referência foi de R$ 28,70. Por fim, apenas 3,53% da amostra de pessoas da pesquisa havia consumido algum tipo de bem cultural no mês de referência. Vale ressaltar, no entanto, que esse valor é superior ao do Brasil, onde os consumidores de cultura representam apenas 3,15% da amostra.

Os resultados, portanto, sugerem que o consumo de cultura via gasto é concentrado em uma pequena parcela da população, com alto nível educacional e com renda superior, refletindo a desigualdade social do País. Essa análise evidencia também que as políticas culturais brasileiras de incentivo à oferta de bens culturais através da renúncia fiscal não têm se refletido no consumo de cultura de todas as camadas da população.

Perfil dos consumidores de cultura no RS

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