Textos com assunto: hepatite

Hepatite C: uma doença silenciosa

Por:

Edição: Ano 14 nº 12 - 2005

Área temática:

Assunto(s): ,

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 180 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pela hepatite C. No Brasil, esse número pode chegar a cinco milhões de portadores, oito vezes mais que a contaminação pelo vírus da AIDS.

O vírus HCV, que se torna crônico em 90% dos casos, é o causador da doença crônica hepática conhecida como hepatite C, que se caracteriza por desenvolver, num período de até 20 anos, a cirrose ou o câncer de fígado, sendo a principal causa da necessidade de transplante do órgão. Sua transmissão dá-se por meio de contato direto com o sangue infectado, como na hemodiálise, no uso de drogas endovenosas, na transmissão perinatal e, em menor escala, na introdução de piercings, na realização de tatuagens, de manicura e de acupuntura.

Conforme o Ministério da Saúde, o número de novos casos anuais confirmados em 1999, no Brasil, foi de 4.848, tendo aumentado consideravelmente, alcançando o número de 7.332 em 2003. O RS permanece em segundo lugar na incidência da hepatite C, apesar de haver diminuído o número de casos, de 1.555 para 1.137, nesse período.

São Paulo é o estado que tem apresentado um número ascendente de novos casos, sinalizando a necessidade de um extenso plano de prevenção, a fim de minimizar o contágio da doença em todo o País.

Hepatite C uma doença silenciosa

Compartilhe