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Resultados da avaliação do rendimento escolar do Rio Grande do Sul — 2007

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Edição: Ano 17 nº 06 - 2008

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Participaram da avaliação do rendimento escolar no Rio Grande do Sul, realizada pelo Sistema de Avaliação Estadual da Educação do RS (Saers), em 2007, 280.000 alunos de 2,8 mil escolas estaduais, de 58 municípios, e 16 instituições particulares. Esse exame é complementar à Prova Brasil, do Ministério da Educação. Utilizaram-se as mesmas escalas de conhecimento dos exames do MEC, cuja análise de proficiência de Português e Matemática é calculada de zero a 500 pontos. No caso da segunda série do ensino fundamental, foi utilizada escala própria do Saers, pontuando entre zero e 1.000.

Os resultados da tabela são organizados geograficamente pelas Coordenadorias Regionais da Educação, que abrangem vários municípios, com alunos de segunda à quinta série do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio.

Destaca-se a disciplina de Matemática, cuja proficiência é sempre superior à de Língua Portuguesa, seja qual for a série. A Coordenadoria de Bento Gonçalves predomina acima da média do RS; e a de Cruz Alta, abaixo da média.

Em Língua Portuguesa, na proficiência da segunda série do ensino fundamental, caso se considere a escala utilizada, a situação é calamitosa, particularmente na Coordenadoria de Cruz Alta. Nas demais séries, a média estadual não atinge 50% da escala. No primeiro ano do ensino médio, o destaque é Bento Gonçalves, ligeiramente acima.

Cabe ressaltar-se que, mesmo nas Coordenadorias que se saíram melhor, as médias em Matemática e Português expressam a precariedade do sistema atual de ensino, evidenciando a necessidade de políticas públicas incisivas.

Resultados da avaliação do rendimento escolar do Rio Grande do Sul — 2007

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