Safra 2012/2013: projeções promissoras sinalizam recorde

As previsões de safra agrícola estão a indicar um novo patamar de produção para o País. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de grãos 2012/2013 deve apresentar um aumento de 8,6% em relação à safra passada, enquanto o IBGE estima uma safra de 9,9% maior. Para isso, conta-se com a reposição das perdas verificadas na última safra, principalmente na Região Sul — a segunda maior produtora de grãos —, em função da estiagem prolongada que ocorreu na época de floração das culturas, esperando-se que, neste verão, o clima seja mais propício.

É oportuno dizer que essas estimativas de crescimento refletem a opção de muitos agricultores pelo cultivo de produtos mais rentáveis, como a soja, grão de melhores preços no mercado e de grande produção nacional. Técnicos agrícolas revelam também o avanço dessa cultura sobre áreas antes ocupadas pelo cultivo de milho. Existe, portanto, uma forte indicação de que a nova safra nacional seja liderada por um recorde de produção dessa oleaginosa, que poderá atingir mais de 82 milhões de toneladas.

No Rio Grande do Sul, é nítida a tendência de recuperação das perdas na safra anterior de grãos, mais visível nas culturas de milho e de soja. Segundo a Conab, a estimativa de janeiro para a safra gaúcha de 2012/2013 indica aumento de 3,7% no cultivo de arroz, 40,6% no de milho e de 86,8% no de soja, relativamente à safra passada.

Observando-se as quantidades produzidas dessas culturas para uma série de safras, nota-se que o recorde obtido em 2010/2011 para os três grãos só será superado pela obtenção provável de novo recorde no cultivo gaúcho de soja, a exemplo do que está sendo projetado para a produção nacional. Caso se confirme essa previsão, o milho do Rio Grande do Sul pode ter uma participação de 6,5% na produção nacional; a soja, de 14,7%; e o arroz, de 66,5%. Se o clima for favorável, o recorde previsto para a safra 2012/2013 no País, para o qual a recuperação da produção gaúcha é fundamental, poderá trazer resultados animadores tanto para os produtores agrícolas quanto para a economia nacional como um todo.

Safra 2012 2013 projeções promissoras sinalizam recorde

Compartilhe