RS acompanha Brasil e aumenta área plantada de grãos

Segundo previsão feita pela Conab com base na intenção de plantio, o Brasil deverá aumentar sua área cultivada em até 4%, gerando uma previsão inicial de colheita recorde, entre 105 e 110 milhões de toneladas de grãos na safra 2002/2003. No Estado, a área plantada das quatro principais culturas de verão pode aumentar em até 5%, e, mantidas as perspectivas de produtividade, a produção dos quatro grãos deverá ficar entre 18,04 e 18,43 milhões de toneladas.

A área plantada de arroz deverá incrementar-se em até 2%, elevando a produção para algo entre 11,07 e 11,28 milhões de toneladas, caso se concretizem os avanços na produtividade de 2,5% esperados pela Conab. Quanto ao feijão, sua área deve crescer como reflexo do bom preço que o produto vem encontrando no mercado, embora sua produtividade deva permanecer a mesma do ano anterior.

Preços bons também terão influência sobre o avanço da soja em terras antes destinadas ao pousio e/ou a outras culturas. Preços favoráveis no mercado mundial e a alta do dólar refletir-se-ão também no RS, que aumentará sua área cultivada de 7% a 9% e a produção entre 7,58 e 7,75 milhões de toneladas da oleaginosa, dado um aumento esperado de produtividade de até 39%. No RS, espera-se que até 70 mil hectares que antes eram cultivados por milho sejam substituídos por soja, diminuindo a área plantada do primeiro em até 5%. Entretanto sua produção deverá crescer mais de 20%, como resultado de uma previsão de aumento da produtividade de quase 26% para 2002/2003.

RS acompanha Brasil e aumenta área plantada de grãos

Compartilhe