Rendimentos em queda nas culturas de verão do RS

Quinta Estimativa da Safra de Grãos (Conab, fev./2008) sinaliza redução, no RS, no rendimento médio dos principais grãos da safra de verão ora em curso. Em relação ao arroz, cuja colheita inicia em fevereiro, é previsto um rendimento de 6.697 kg/ha, pouco inferior ao da safra passada (-0,4%). Para o milho (primeira safra), é esperada, até o momento, uma redução maior, de 7,3%, na produtividade dessa safra, em relação à obtida na anterior. Quanto à soja, a redução é ainda mais significativa, ficando 15,7% inferior ao rendimento médio de 2.550 kg/ha obtido na safra de 2007. Salienta-se que a área plantada com esses produtos, na safra 2007/2008, no RS, aumentou 11,4% para o arroz, foi maior em 1,7% para o milho e diminuiu 1,9% para a soja.

O clima dos últimos dias preocupa os produtores, uma vez que algumas culturas que se encontram em fase crítica indicam a necessidade de que haja precipitações nos próximos dias, para a manutenção do seu bom desenvolvimento, como é o caso da lavoura de soja. Entretanto a Metsul Meteorologia alerta sobre problemas localizados de estiagem no interior gaúcho, que podem ser ampliados nas próximas semanas.

Essa situação deve ser acompanhada com muita atenção, uma vez que, com o pouco incremento na área plantada do milho e a redução na da soja, na safra em curso, as reduções no rendimento médio podem indicar um desempenho menos satisfatório do que o obtido em 2007 e contribuir para a diminuição da renda agrícola do segmento, mesmo com a manutenção de preços favoráveis que ocorrem presentemente.

Rendimentos em queda nas culturas de verão do RS

Compartilhe