Previsão otimista para a safra de grãos no RS

As estimativas para a safra de grãos (arroz, feijão, milho, soja e trigo), no RS, em 2010, mostram que será uma das melhores dos últimos anos, caso não haja alteração significativa nas condições climáticas. O último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA-IBGE) disponível (março de 2010) prevê uma produção total de grãos de 23.844.628 toneladas, volume 8,4% superior ao da safra do ano anterior

Esse crescimento ocorre, fundamentalmente, pelo desempenho das culturas de soja e milho, ambas com aumento no volume produzido em torno de 24%. Como são culturas de verão e suas colheitas se encontram em fase adiantada (bem mais da metade colhida), dificilmente problemas climáticos poderão alterar essa previsão. Deve-se salientar que a produção dessas culturas representa mais da metade da safra de grãos e se dá com um acréscimo expressivo de produtividade em ambas: 39,57% no milho e 19,07% na soja.

Em sentido inverso, encontram-se as culturas de arroz e feijão, a primeira com queda de produção de 13,36% e a segunda com 8,0%. As chuvas do início do ano são a principal justificativa para o fraco desempenho notadamente do arroz, cuja produtividade tem variação negativa em relação à safra passada: -7,98%.

O trigo, por não ser cultura de verão, tem ainda previsão semelhante à do ano anterior.

Considerando que essas cinco culturas representam em torno de dois terços do valor de produção da agricultura gaúcha, estima-se ótima perspectiva para o setor no corrente ano. Como o desempenho da economia gaúcha tem alta correlação positiva com o da sua agricultura, dado o poder de encadeamento com as demais atividades, isso irá repercutir positivamente em toda a economia do Estado.

Previsão otimista para a safra de grãos no RS

Compartilhe