Perspectiva negativa para a lavoura gaúcha em 2008

Estatísticas recentes da previsão da safra agrícola gaúcha (informa ções até fevereiro) revelam que o setor lavoureiro terá um desempenho bastante inferior neste ano, em comparação ao do ano anterior, afetando negativamente o crescimento do PIB de 2008.

Embora ainda em caráter preliminar, a previsão inicial da safra gaúcha apresenta um crescimento negativo dos principais produtos, conforme se pode visualizar na tabela.

Perspectiva negativa para a lavoura gaúcha em 2008

Das oito principais culturas agrícolas, que perfazem aproximadamente 89% do valor da produção da lavoura em 2007, o arroz, a maçã e a cana-de-açúcar apresentam previsão de crescimento em sua produção. Todas as demais têm previsão de queda em sua produção física, sendo que a soja é a que tem a maior perspectiva de acréscimo . 17% inferior à do ano anterior ., seguida do trigo com -12% e do milho com -6%.

Dentre os fatores que influenciaram esse comportamento, podem-se salientar o climático, que não está sendo tão favorável como em 2007, e a base de comparação extraordinariamente alta, já que a safra anterior foi uma das maiores colhidas no Estado, nos últimos anos.

Estima-se um impacto médio no valor da produção dessas oito culturas ao redor de -6,1%. No ano anterior, elas apresentaram desempenho excepcional, com crescimento médio do valor da produção de 15,8%. Como os custos de produção da safra não irão cair, há uma previsão de queda para o Valor Adicionado ainda maior que a do valor da produção.

De outra parte, no Rio Grande do Sul, o desempenho do setor agrícola tem uma forte influência no crescimento dos demais setores, seja pela importância de sua cadeia agroindustrial, seja pelas atividades decorrentes de comercialização, de transporte, além de geração de empregos. Assim, esses resultados preliminares sobre a safra agrícola estadual de 2008 permitem prever para o ano, diferentemente do que inicialmente se esperava, um desempenho inferior ao projetado para a economia brasileira.

Compartilhe