Os municípios gaúchos com os maiores ganhos de participação no PIB

Os 10 municípios que mais ganharam participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2003 e 2012, foram Caxias do Sul, Rio Grande, Passo Fundo, Gravataí, Cachoerinha, Guaíba, Uruguaiana, Pelotas, Lajeado e Santa Maria. Todos eles estavam entre as 20 maiores economias do Estado em 2012.

O ganho significativo de Caxias do Sul deveu-se ao crescimento da sua indústria, sobretudo nas atividades de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e produção de máquinas e equipamentos. Nesse período, inclusive, o Município superou Canoas, tornando-se a segunda maior economia do Estado. A indústria também foi o setor responsável pelos ganhos de participação de Gravataí, Guaíba, Lajeado e Santa Maria.

Em Gravataí, o incremento na participação também se deveu ao setor automotivo. Guaíba teve elevação considerável na fabricação de celulose e produtos de papel.  Já os municípios de Lajeado e Santa Maria obtiveram incremento elevado na atividade de fabricação de produtos alimentícios.

Para os Municípios de Rio Grande, Pelotas e Passo Fundo, a elevação na participação ocorreu devido ao setor de serviços, mais especificamente no comércio. Para o primeiro, ocorreu crescimento significativo no comércio atacadista, enquanto, para o segundo, houve acréscimo elevado no varejista. Já para o último, houve incremento no comércio atacadista especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Parte do ganho elevado de Rio Grande também foi devido ao ganho de participação nos impostos. O mesmo ocorreu para os Municípios de Cachoeirinha e Uruguaiana.

Em Cachoeirinha, o ganho deveu-se ao elevado aumento na arrecadação do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), decorrente do aumento da alíquota para produtos do fumo. Já para os Municípios de Rio Grande e Uruguaiana, a principal alta ocorreu no imposto de importação.

drope5

Compartilhe