O PIB municipal do RS

A participação percentual no PIB total do RS das 10 maiores economias municipais aumentou de 39,44% para 40,51% em 2004 — ano dos dados mais recentes disponíveis —, relativamente a 2003, ano em que essa participação havia diminuído, quando comparada a de 2002. Entre os fatores que explicam esse comportamento estão a crise na agricultura em 2004, cuja participação é maior nas economias municipais gaúchas de menor porte, e o crescimento da indústria a taxas acima da média estadual nas principais economias municipais, onde o Setor Secundário é a atividade predominante. O crescimento nominal médio dos 10 municípios em questão foi de 15,43%; superior, portanto, ao crescimento nominal médio estadual de 11,58%. Desse fato, pode-se inferir um aumento na concentração da renda municipal, no RS, em 2004.

Em 2004, dos 10 principais municípios gaúchos, somente Porto Alegre, a economia mais importante do RS, e Rio Grande diminuíram sua participação no total do PIB estadual. Em 2003, a capital do RS detinha 11,45% do PIB estadual, sendo que, em 2004, passou a 11,16%. Em 1999, ano inicial da metodologia unificada IBGE-FEE para o cálculo do PIB municipal, a participação de Porto Alegre no PIB do RS era ainda maior: 14,53%. Essa participação vem diminuindo sistematicamente, ano após ano.

Esses resultados são decorrentes do menor dinamismo econômico, em termos relativos, da capital gaúcha, cujo principal setor está nos serviços, que representam mais de 70% de sua economia e mais de 20% do setor serviços do RS. Em Porto Alegre, esse setor apresentou crescimento em 2004, porém com taxas inferiores à média do RS e dos principais municípios com maior VAB oriundo dos serviços. A indústria porto-alegrense também cresceu a taxas inferiores à média do Estado e dos principais municípios industriais gaúchos. Como conseqüência, a Capital deixou de ocupar o posto de principal economia industrial gaúcha, posição consolidada durante muito tempo, passando para o quarto lugar. O primeiro lugar no ranking industrial passou a ser ocupado pelo Município de Triunfo. Essa poderia ser considerada a principal mudança verificada no PIB municipal, em termos setoriais, em 2004, no RS.

O gráfico apresenta a participação percentual dos seis principais municípios gaúchos no período 1999-04.

O PIB municipal do RS

Compartilhe