Importantes investimentos da FAPERGS para inovação tecnológica no RS

No último biênio, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) tem-se notabilizadopor importantes investimentos para o apoio da inovação tecnológica em atividades produtivas no Estado, após um considerável período de escassos recursos, tanto para essa como para a área científica em geral.

Merece destaque o Programa de Interação Universidade-Empresa, que ocorreu em duas edições e objetivava apoiar projetos de modernização de produtos e processos produtivos em empreendimentos de cooperação entre universidades e/ou instituições de pesquisa e empresas, em todas as áreas do conhecimento. O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe Subvenção), que aportou recursos, na forma de bolsas de P&D, diretamente para micro e pequenas empresas (MPEs) nacionais, já incorporadas em outro edital semelhante, o Inova Pequena Empresa RS, uma ação conjunta entre Finep, Sebrae-RS e FIERGS/IEL.

Por outro lado, o Programa Agentes Locais de Inovação visava capacitar profissionais de nível superior para auxiliar MPEs a acessarem informações, conhecimentos e apoio financeiro para a promoção de inovações em cadeias produtivas relevantes no RS. Com natureza similar a desse programa, cita-se o Programa de Apoio à criação ou Manutenção de Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTs).

Importantes investimentos da FAPERGS para inovação tecnológica no RS

Compartilhe