Exportações do RS, por fator agregado, em 2003

Por conta da excelente safra de soja — recorde em quantidade e com boa qualidade — e da elevação nos preços de vários produtos agrícolas no mercado internacional, a participação dos produtos básicos nas exportações do Estado, em 2003, elevou-se. O bom comportamento das carnes de frango e de suíno também contribuiu para o aumento das vendas de produtos básicos pelo Estado.

Já os produtos industrializados (semimanufaturados mais manufaturados) reduziram sua participação na pauta exportadora gaúcha. Os semimanufaturados, mesmo crescendo 15,96%, perderam representatividade em comparação com os demais. Dentre os semimanufaturados, mereceram destaque o óleo de soja em bruto, couros, benzeno e polipropileno.

Os manufaturados, embora com bom desempenho (aumento de 20,22%), igualmente cresceram menos que o total das exportações gaúchas, e sua participação caiu de 53,03% para 50,72%. Suas vendas refletiram, em parte, a retomada das vendas para a Argentina. Além disso, a estagnação econômica no País, em 2003, também contribuiu para o aumento das exportações de manufaturados pelo RS. Dentre estas, destacaram-se tratores e suas partes, plásticos e colheitadeiras. Já os calçados, embora sejam o principal produto de exportação do RS, tiveram um desempenho bem inferior ao esperado.

Exportações do RS, por fator agregado, em 2003

Compartilhe