Estados Unidos prepara a reativação da economia

O Estado da União é um pronunciamento que o Presidente dos Estados Unidos realiza, anualmente, perante o Congresso do seu país. É uma solenidade, prevista em lei, em que o Primeiro Mandatário descreve a conjuntura atual e expõe as ações desencadeadas para fazer frente às adversidades correntes. Neste ano, George W. Bush ateve-se apenas a dois pontos: expor a estratégia de ação para a retomada do crescimento econômico e posicionar os Estados Unidos frente à crise com o Iraque. Cabe, aqui, uma observação sobre o primeiro dos dois itens.

Embora o PIB dos Estados Unidos tenha crescido à taxa de 5,0% no primeiro trimestre de 2002 sobre igual período do ano anterior, o Presidente destacou o fato de que a economia está submetida a um processo de desaceleração, dado o desempenho de 0,7% do quarto trimestre do exercício passado sobre o último trimestre de 2001.

Para retomar o crescimento da economia, Bush lançou um pacote de renúncia fiscal, no valor de US$ 674 bilhões, com vigência de 10 anos. Dessa forma, ele pretende reverter o comportamento do mercado de trabalho, que fechou o ano 2002 com 8,5 milhões de desempregados. A maior parcela do pacote destinou-se a eliminar a tributação sobre dividendos, que beneficiará os ricos mais ricos, segundo a oposição democrata.

Estados Unidos prepara a reativação da economia

Compartilhe