Desempenho do mercado de trabalho na RMPA, em 2011

O período jan.-nov./11 foi favorável para o mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), quando comparado com o mesmo período de 2010. Segundo os dados levantados pela PED-RMPA, esse resultado deveu-se ao aumento do número de postos de trabalho na Região, que determinou a queda da taxa de desemprego, que passou de 8,9% para 7,5% no período em análise, sendo a menor taxa registrada para esse período em toda a série da Pesquisa. O número médio de desempregados reduziu-se em 26 mil indivíduos, em decorrência da geração de 58 mil ocupações, que superou o ingresso de 32 mil trabalhadores na força de trabalho metropolitana.

Em todos os setores de atividade econômica, houve aumento do número de ocupados, cabendo destacar o desempenho observado no setor serviços, que teve uma ampliação de 24 mil no contingente de ocupados, na indústria de transformação, com 17 mil, e na construção civil, com 12 mil. No comércio, o aumento verificado foi menor (2 mil).

Apesar do recrudescimento da crise global e da desaceleração verificada nas economias brasileira e gaúcha, nos últimos trimestres, o mercado de trabalho da RMPA, em termos médios, teve um ano bem-sucedido. Foram criados postos de trabalho, atingiu-se a menor taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa, e o rendimento médio dos ocupadosapresentou variação positiva.

Desempenho do mercado de trabalho na RMPA, em 2011

Compartilhe