Desempenho das vendas no varejo do RS em 2001

Com base nas informações da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo IBGE para as principais unidades da Federação, observa-se que o volume de vendas no comércio varejista do RS teve um desempenho positivo de 0,62% em 2001, ficando atrás dos Estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, que cresceram, respectivamente, 2,10% e 2,20%. É importante destacar o desempenho negativo dos Estados de Minas Gerais (-2,67%), São Paulo (-2,46%) e Paraná (-0,81%), que foram determinantes para o desempenho negativo do comércio brasileiro (-1,29%).

Nas vendas do Estado, destaca-se como aspecto positivo o desempenho do segmento móveis e eletrodomésticos, que apresentou um crescimento de 8,74%, impulsionado, principalmente, pelas campanhas de substituição de equipamentos elétricos pelos de menor consumo de energia elétrica. Já no aspecto negativo, ressalta-se o desempenho do segmento combustíveis e lubrificantes, com -4,36%. Essa queda foi decorrente dos sucessivos aumentos de preços verificados nesse segmento durante o ano.

O fraco desempenho das vendas no RS veio confirmar o comportamento já observado no primeiro semestre do ano. Já naquele momento, a performance do comércio gaúcho, ainda que discreta, era melhor que a do comércio brasileiro.

Desempenho das vendas no varejo do RS em 2001

Compartilhe