Desempenho da indústria no Rio Grande do Sul e no Brasil, em 2015

De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção física da indústria gaúcha decresceu 11,5% no acumulado de janeiro a maio de 2015, comparada com a do mesmo período do ano anterior. No Brasil, o decréscimo foi inferior (-6,9%).

Vale destacar que a PIM divulga dados de produção tanto da indústria de transformação quanto da extrativa mineral. Contudo a pesquisa da extrativa não é realizada nos estados em que ela é pouco expressiva. Isso acontece com o RS, SC, o PR e SP, por exemplo. Já em outros estados, como MG e RJ, possuidores de uma indústria extrativa mineral significativa, a pesquisa é realizada também com a indústria extrativa.

A queda na indústria brasileira só não foi maior devido ao incremento da indústria extrativa no período (9,9%), visto que a indústria de transformação decaiu 9,0%. O mesmo fato ocorreu nos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A indústria extrativa do RJ obteve incremento de 9,6%, enquanto, em MG, houve uma pequena queda (-0,1%), mas muito inferior àquela obtida pela indústria de transformação.

Entre os estados selecionados, o RS é o que possui o pior desempenho industrial no período analisado. Isso deve-se, principalmente, ao fato de possuir uma atividade extrativa mineral muito pouco desenvolvida, além de a queda na sua indústria de transformação ser ainda superior à dos outros estados analisados. O decréscimo na atividade de máquinas e equipamentos (-24,8%) colabora sensivelmente nesse sentido. Essa atividade é bastante relevante para o Estado, e sua queda é muito superior às observadas nos outros estados analisados. No Brasil, essa atividade decaiu 11,0%.

O desempenho da atividade de veículos automotores também serve como justificava para a baixa performance da indústria gaúcha em 2015. Essa atividade apresentou redução de 29,3% em sua produção física, no período considerado. Contudo essa queda é semelhante à ocorrida no Brasil, que obteve decréscimo de 22,3%. Portanto, o desempenho muito ruim dessa atividade pode ser considerado generalizado no País.

grafico-drop6-carta2408

Compartilhe