Cresce o volume das exportações do RS em 2006

O volume das exportações gaúchas apresentou um crescimento de 5,1% no período jan.-nov./2006, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento foi liderado pelo aumento de 392,2% das exportações de produtos da agropecuária. Tal desempenho deveu-se à recuperação das exportações de grãos de soja, que representaram 88,9% das exportações da agropecuária em 2006. Apesar desse excelente desempenho, o volume exportado de produtos agrícolas no corrente ano ainda está abaixo da média de 2003. Esse crescimento só não foi mais favorável em virtude da redução nos preços desses produtos, que, nos 11 primeiros meses do ano, foi de -6,1%. A queda nos preços agrícolas, associada à apreciação cambial de aproximadamente 10% em 2006, afetou negativamente a rentabilidade do setor.

Já no que se refere às exportações industriais, houve uma queda no seu volume (-2,2%), apesar de terem apresentado um crescimento nos seus preços (8,8%). O fraco desempenho industrial deveu-se à queda no volume exportado de máquinas e equipamentos (-18,6), de produtos do fumo (-17,5%), de artefatos de couro (-7,9%) e de produtos químicos (-2,3%). Em seu conjunto, essas quatro atividades representaram 51,7% das exportações industriais em 2006. O destaque positivo ficou a cargo da indústria de produtos alimentícios e bebidas (16,3%).

O desempenho diferenciado entre agricultura e indústria tem sido resultado, por um lado, da recuperação da produção agrícola e, por outro, da valorização cambial, que continuou atuando como um freio à recuperação industrial.

Cresce o volume das exportações do RS em 2006

Compartilhe