Aumento da participação do setor serviços na ocupação

Em julho, o contingente de ocupados na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) chegou à marca de 1.749.000 ocupados, um recorde histórico desde 1992, quando do início da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). O setor serviços é o que vem impulsionando o crescimento no número total de ocupados, alcançando 944.000 em julho (54,0% do total). Nos últimos três meses, o aumento no número total de ocupados foi de apenas 18.000, enquanto, nesse setor, o aumento foi de 32.000. Assim sendo, os demais setores somados apresentaram queda de 14.000 ocupados. Esse resultado se deve fundamentalmente ao fraco crescimento da ocupação do setor de comércio no período.

Confrontando o resultado do mês de julho de 2008 com o do mesmo mês do ano anterior, observa-se um saldo positivo no número de ocupados de 128.000, sendo que o setor serviços é responsável por mais de 80% desse movimento (103.000). Os ramos de serviços que apresentaram os resultados mais favoráveis foram: serviços pessoais, serviços especializados, educação, alimentação e serviços auxiliares.

Em um primeiro momento, o Município de Porto Alegre caracterizava-se por ser um mercado de trabalho especializado no setor serviços. Em anos recentes, esse movimento de crescimento e/ou especialização nesse setor vem sendo experimentado por outros municípios da RMPA, reduzindo a participação da indústria e ampliando a dos serviços no emprego da RMPA.

Aumento da participação do setor serviços na ocupação

Compartilhe