Textos com assunto: recursos energéticos

Energia: recursos renováveis versus não renováveis

Por:

Edição: Ano 15 nº 11 - 2006

Área temática:

Assunto(s): ,

A submissão das lideranças mundiais, nacionais e regionais no trato das questões energéticas, ao priorizar o crescimento econômico sem considerar adequadamente as externalidades ambientais, levará o planeta a um conflito, cujos efeitos, embora previsíveis, ainda não foram experimentados. Tudo isso em meio a uma geopolítica tensa e explosiva, que beneficia, principalmente, poderosos interesses bélicos e petrolíferos.

Após a II Guerra Mundial, o petróleo tem marcado o estilo de sociedade, cujas reservas entrarão em declínio acentuado a partir de 2012. A questão é: como se preparar para a transição?

Se a transição para a era pós-petróleo for marcada pela predominância de recursos não renováveis tomados em conjunto, estes, além de manterem o mesmo estilo referido, se esgotarão em cerca de 50 anos para o mundo e em 38 anos para o Brasil, dadas as taxas históricas de crescimento do consumo de 2,0% a.a. e 3,3% a.a. respectivamente (ver gráfico).

Por outro lado, adicionar à energia hídrica outras energias renováveis, como a solar, a eólica e, moderadamente, a bioenergia, no que se convencionou chamar de cenário ecológico, implicaria uma mudança completa de como a sociedade vê a si mesma, desconcentrando rapidamente a oferta da energia, privilegiando o desenvolvimento e os aspectos regionais e socioambientais e propiciando uma intensa pesquisa em diversos segmentos afins à questão.

Energia recursos renováveis versus não renováveis

Compartilhe