Textos com assunto: frota

A expansão recente da frota de veículos

Por:

Edição: Ano 21 nº 04 - 2012

Área temática:

Assunto(s): , , ,

A quantidade de veículos em circulação nas grandes cidades brasileiras vem crescendo muito na última década, agravando uma espiral de problemas urbanos com origem nos congestionamentos de trânsito: consumo elevado de combustível, poluição ambiental, perda de tempo em deslocamentos, etc. Essa situação, que compromete a qualidade de vida nas cidades, também acarreta significativos prejuízos de ordem econômica.

Esse movimento acelerou-se a partir de 2009, quando foram tomadas medidas para contra-arrestar os possíveis efeitos da crise financeira mundial, em especial no que diz respeito à indústria automobilística, com a redução do IPI e financiamentos a juros atrativos e prazos estendidos.

No Rio Grande do Sul, a frota quase dobrou entre 2001 e 2011 (cresceu 90,3%).

A Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) concentra 44,4% do total da frota do RS. De 2001 a 2011, o total de veículos nessa região cresceu 80,4%, sendo que os automóveis aumentaram em 64,2%, e as motocicletas, em 195,3%. Numa certa medida, a expansão de meios de transporte individuais é uma resposta “natural” a um transporte coletivo insatisfatório nas cidades da RMPA. O forte crescimento do número de motos, em especial, deve-se tanto ao baixo custo de aquisição e de manutenção desses veículos, como à sua capacidade de driblar os gargalos do trânsito.

A expansão recente da frota de veículos

Compartilhe