Textos com assunto: Estados

Comparação dos PIBs estaduais na nova série do IBGE

Por:

Edição: Ano 17 nº 03 - 2008

Área temática:

Assunto(s): , , ,

A nova série das Contas Regionais, divulgada recentemente pelo IBGE em parceria com os órgãos de estatística regionais, permitiu que se pudesse obter uma compreensão mais acurada das transformações econômicas pelas quais passaram os estados nos últimos anos. Nessa série, no período 2002-05, o RS continuou a manter a posição de quarto maior PIB do Brasil.

Dentre as sete principais economias estaduais, São Paulo é aquela que teve o maior ganho de participação, em termos absolutos (2,2%) e relativos (6,92%), no PIB brasileiro. O Paraná é outro estado, dentre os sete, que também teve ganho de participação, 0,05% em termos absolutos e 0,87% em termos relativos.

Por outro lado, o RS perdeu participação relativa. Na série antiga, no período 2002-04, a participação relativa média do PIB do RS no brasileiro foi de 8,03% e, na série nova, foi de 7,19%. Em 2005, essa participação continuou a cair, como reflexo da continuidade da crise agrícola no Estado, ficando em 6,72%. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia também perderam participação no período 2002-04, na nova série, relativamente à anterior. O conjunto dos principais estados perdeu participação relativa na nova série, conforme visto no Gráfico.

Comparação dos PIBs estaduais na nova série do IBGE

Compartilhe