Textos com assunto: economia criativa

O mercado da música e o seu significado para a economia do Rio Grande do Sul

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Edição: Ano 26 nº 7 – 2017

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A cadeia de produção musical é linear, com o produto final resultando de uma série de atividades interligadas que vão adicionando valor ao produto final que é comercializado. Esse produto final pode ser um objeto, um suporte físico de conteúdo musical (CD ou LP), um evento (show ou apresentação) ou mesmo, atualmente, um mecanismo de copyright (um fonograma registrado para efeitos de direito autoral). Em todos esses casos, o caminho que vai da criação artística até a sua realização enquanto valor monetário é longo e passa por múltiplos estágios que envolvem diferentes processos econômicos. A literatura divide as atividades de produção e comercialização dos produtos musicais em quatro etapas principais: criação, produção, divulgação e distribuição.

Até a década de 90, essa cadeia estruturava-se em torno da indústria fonográfica. As grandes gravadoras, companhias que faziam a mediação entre a produção dos artistas e o grande público, eram o ator central de um processo industrial altamente verticalizado. A partir da criação, praticamente todo o resto da cadeia dependia dessas empresas. Esse foi o modelo predominante desde a década de 40 até o final do século passado. As mudanças tecnológicas do final do século XX impactaram de forma profunda e irreversível a indústria fonográfica, abrindo caminho para um novo modelo de mercado musical.

Dois fatores foram essenciais nesse processo: o primeiro foi a redução dos custos dos equipamentos de gravação, que permitiu que o registro das músicas fosse realizado de maneira muito mais descentralizada, tornando a criação e a produção mais autônomas. O segundo foi a emergência das novas tecnologias de informação e comunicação, que abriram novos caminhos para a divulgação e a distribuição. A oferta de produtos diretamente pela internet, mediante download ou streaming, cresce no mundo inteiro. Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o mercado global da indústria relacionado à reprodução digital vem crescendo em uma média de 6% ao ano desde 2009, atingindo os US$ 6,9 bilhões em 2014.

A cadeia da música não se restringe à relação entre o artista e o público. Ela tem como ponto de partida o processo de produção industrial dos insumos para a produção musical (instrumentos, equipamentos de amplificação e gravação, mídias virgens, etc.). Além disso, essa cadeia tem como pressuposto a formação de um mercado musical que envolve tanto a formação de músicos como a do público (escolas de música, cursos universitários, publicações especializadas, mídia, etc.), e também toda uma rede de espaços nos quais a música é: (a) apresentada ao vivo (teatros, casas de espetáculos ou clubes), (b) transmitida (via rádio, internet ou TV) ou (c) parte do contexto de outras atividades, sejam elas artísticas ou não (trilhas musicais de publicidade ou de outras produções audiovisuais e música ambiente em espaços públicos).

Entre esses dois extremos, artista e público, há todo um encadeamento de atividades econômicas relacionado ao processo de produção (estúdios de gravação, equipes técnicas, atividades de produção de espetáculos), à divulgação (assessorias de imprensa, publicações especializadas, rádios e programas de TV), à execução (teatros, casas de espetáculos, clubes, bares) e também ao processo de comercialização de produtos vinculados à música. Em torno dessas atividades identificam-se impactos adicionais em termos de suporte, como a contratação de serviços de logística (transporte, alojamento e alimentação) e de divulgação (design e produção gráfica). É, portanto, uma cadeia longa e complexa de atividades econômicas, envolvendo uma grande quantidade de empreendimentos tanto no campo industrial como de serviços.

No Rio Grande do Sul, a cadeia da música, identificada a partir dos critérios estabelecidos pela literatura nacional e internacional existente sobre o setor, envolve um conjunto de empreendimentos extenso, com a presença de praticamente todos os elos da cadeia. Uma primeira aproximação, ainda que limitada, ao peso dessa cadeia pode ser feita a partir dos dados disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), relativos ao ano de 2015, apontam a existência de 3.982 empresas formais, envolvendo um contingente de mais de 16 mil postos de trabalho, movimentando em salários e outras remunerações mais de R$ 240 milhões por ano. Isso se refere apenas a uma parte do mercado real, uma vez que no âmbito da música, mais do que em outras atividades da chamada economia criativa, o grau de informalidade das atividades é muito alto. Grande parte das atividades musicais realizadas, como as performances ao vivo, dá-se sem qualquer contratação formal ou registro de transação monetária. Além disso, para grande parte dos músicos daqui, viver exclusivamente de sua atividade artística é difícil, o que implica no exercício de outras atividades remuneradas. Além disso, parte significativa das atividades deste campo está relacionada a outras atividades econômicas, o que dificulta sua identificação. Um músico que faz jingles é encontrado nas estatísticas relativas à publicidade, um músico que dá aulas é encontrado nas estatísticas das atividades educacionais, entre tantos outros casos.

As estatísticas existentes, portanto, permitem identificar apenas de uma forma muito limitada o impacto da cadeia da música na economia do Estado. No entanto, a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do IBGE, cuja última versão é de 2008-09, permite fazer uma aproximação do potencial de mercado das atividades relacionadas à música. Segundo a POF, os gastos com cultura representam 5% dos gastos das famílias. Tomando-se como base os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, é possível fazer uma aproximação do peso do consumo da música das famílias no Estado. De acordo com os últimos dados disponíveis, o consumo das famílias representa 58,1% do PIB do RS (FEE, 2013). Considerando-se que o PIB do RS, neste ano, foi da ordem de R$ 331 bilhões, é possível projetar que, em nosso estado, os gastos com atividades culturais são da ordem de R$ 9,6 bilhões por ano. Visto que os gastos diretamente com o consumo de música representam 6,9% dos gastos com cultura, pode-se estimar que o mercado da música movimenta, anualmente, pelo menos R$ 660 milhões no Estado.

Esses dados mostram apenas uma parte da realidade do mercado da música, e os seus limites apontam para a importância do aprofundamento dos estudos sobre essa cadeia produtiva. O setor é parte de uma tendência global de importância crescente do setor de serviços na economia. Mais do que isso, a economia criativa é cada vez mais um campo em expansão que tem um potencial de integração importante em cadeias globais de valor. Conhecer melhor o setor, identificar suas potencialidades e pensar políticas públicas que contribuam para potencializar seu impacto na economia gaúcha é um grande desafio.

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A relevância da economia criativa no setor de serviços gaúcho

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Edição: Ano 25 nº 08 – 2016

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A economia criativa vem conquistando cada vez mais protagonismo na estrutura econômica mundial. A definição do segmento ainda está em evolução, o que permitiu a criação de vários conceitos análogos por diferentes países e instituições. Contudo, os principais situam o setor de serviços como núcleo principal desse segmento, o qual abrange, também, a indústria e o comércio. Dados recentes da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD) indicam que a economia criativa tem crescido a taxas anuais de duas a três vezes maiores em comparação à indústria de serviços em geral.

O Rio Grande do Sul não fica de fora dessa tendência, de modo que atividades ligadas à cultura ganham cada vez mais relevância no Estado. Textos anteriores da Carta de Conjuntura difundem essa mesma ideia com dados de como o consumo de cultura por parte da população gaúcha é maior que a média brasileira e como o mercado de Jogos Digitais do RS, que já é o segundo polo de produção, é superado apenas pelo de São Paulo.

Considerando tanto o quadro nacional quanto o internacional, depreende-se a relevância dos estudos em torno do tema. Seguindo o conceito sugerido pela UNCTAD, a economia criativa é descrita como os ativos criativos que potencialmente geram crescimento e desenvolvimento econômico. No centro da economia criativa, localizam-se as indústrias criativas. A importância da economia criativa está ligada a alguns fatores, tais como: (a) estímulo à geração de renda, à criação de empregos e à exportação de ganhos, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento humano; (b) aspectos econômicos, culturais e sociais que interagem com objetivos de tecnologia, propriedade intelectual e turismo; (c) configura-se um conjunto de atividades econômicas baseadas em conhecimento, com uma dimensão de desenvolvimento e interligações cruzadas em macro e micro níveis para a economia em geral; e (d) opção de desenvolvimento viável que demanda respostas de políticas inovadoras e multidisciplinares, além de ação interministerial.

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) está atualizando a metodologia de uma pesquisa intitulada Indústria Criativa no Rio Grande do Sul, publicada em 2013, que tinha como objetivo identificar e comparar características dos setores de serviços, comércio e indústria da economia criativa no RS. Para tanto, foram consideradas como pertencentes à economia criativa as mesmas classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) utilizadas na pesquisa. Os dados utilizados para a análise do setor de serviços são provenientes da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), fornecidos pelo Ministério do Trabalho.

Os resultados, obtidos através do número de vínculos empregatícios, evidenciam que o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Metropolitano Delta do Jacuí é o principal polo do Estado, concentrando 56,31% dos “serviços criativos” gaúchos. Apesar disso, outros Coredes apresentaram expressivo crescimento no período de 2010 a 2013, com destaque para o Corede Serra, que apresentou taxa de crescimento de 28,69%, mesmo sendo o terceiro maior Corede no segmento. Os dados também revelam que o segmento conseguiu se expandir dentro do setor de serviços, passando de 84.763 (1,99%) vínculos empregatícios no setor em 2010 para 99.929 (2,08%) em 2013.

Dentre as classes da CNAE, as que mais possuem vínculos empregatícios são (a) tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet e (b) suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, o que indica uma forte concentração em torno de empresas relacionadas à Tecnologia da Informação.

Podem-se extrair outras informações importantes da base de dados da RAIS. A remuneração média dos trabalhadores dos “serviços criativos” foi maior que a do total do setor dos serviços nos quatro anos analisados (de 2010 a 2013). Além disso, o crescimento da remuneração média no segmento da economia criativa foi de 39,18%, também maior que os 31,71% do setor de serviços.

Percebe-se, ainda, que a escolaridade média em cada ano foi maior entre os trabalhadores do segmento em análise. Essa diferença foi de 1,33 ano (em média). Por outro lado, a idade média dos mesmos é quase dois anos inferior à dos que não trabalham no segmento.

Através da interpretação dos dados, pode-se constatar que o RS possui muito potencial para crescimento sustentado da economia criativa. A maioria dos Coredes gaúchos expandiu o número de vínculos empregatícios no período 2010-13, em consonância com a expansão apresentada pelo Estado. Essa expansão favorece o desenvolvimento tecnológico, já que o segmento está diretamente associado à inovação e ao desenvolvimento, fato esse evidenciado pelas classes da CNAE que mais apresentam vínculos empregatícios.

Ainda pode-se perceber que, nesse segmento, para todos os anos analisados, a mão de obra é mais qualificada e mais jovem, e que os empregos tendem a ter uma remuneração acima da média dos rendimentos do mercado tradicional, o que incentiva o aumento da qualificação profissional.

Participação percentual dos vínculos empregatícios da economia criativa dos Coredes — 2010-13

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